quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Ditadura da Beleza e gordofobia






Oi coisinha, como estão? Vamos falar de gordofobia e ditadura da beleza?

Estava vendo TV ontem, coisa que até desacostumei a fazer, mas sabe como é o ócio quando as férias chegam... E de repente, parei na novela "Carrosel", destinada ao publico infantil, e logo de cara, percebi que o tema do dia era gordofobia.

Na novela, uma menina de seus 10 anos era bombardeada pelas amiguinhas que criticavam seu apetite, e diziam coisas como ''você vai estourar caso continue comendo". A resposta da garota foi que ela era feliz sendo gordinha.

Mas a verdade MESMO, a minha verdade, e a verdade de muitas de vocês, é que na infancia quando bombardeadas por outras ''amiguinhas'',  minha resposta não era assim confiante, o que acontecia era que no começo eu não ligava, ou simplesmente ficava triste e me afogava em ainda mais comida.

Na minha infancia/pre-adolescencia o movimento plus size e o movimento contra a gordofobia, não era tão intenso quanto hoje, e as pessoas achavam que estava ajudando ao afundar o pouco da autoestima que ainda me restava, com frases maldosas, venenosas, sobre como eu era obesa para uma criança.

As crianças podem ser lindas e fofas, mas também podem ser muito crueis umas com as outras, e a verdade é que bullying por ser gorda(o), na escola, é uma coisa quase corriqueira, na vida de alguém que não está dentro dos padrões. E os adultos muitas vezes, ao inves de resguardar a criança e tentar uma orientação saudável sobre o assunto, simplesmente praticam do mesmo bullying,  conscientemente ou não.

Eu queria ter sido uma criança e adolescente mais consciente, não influenciavel pela midia que estipula que a garota que você tem que ser ou querer ser, é aquela que usa roupas tamanho pequeno, que cabe no molde das revistas teens do momento. Mas eu não fui, e sofri bastante por isso, pois fazia dietas malucas, queria ficar sem comer, e depois simplesmente comia tudo que tinha evitado de uma vez só. Inclusive essa deve ser a causa da minha compulsão alimentar.

Hoje em dia as coisas parecem ter melhorado um pouco para aqueles que não seguem o padrão, mas nem tanto. Sei que a tentativa da novela foi tentar conscientizar esse publico jovem, com frases como ''ser gordo não é errado'' e questões pertinentes ao mal que a obesidade tras a saude, mas mesmo com isso muito provavelmente hoje algum desses pequenos telespectadores aindam acharam justo e ''normal'', zombar do amiguinho por causa de um numero numa balança, com uma ''brincadeira''.

Minha familia por parte de pai toda tem problemas com a balança, e isso parece ser hereditário, então tem grandes chances d'eu ter um filho e ele ter uma tendencia a engordar, e espero mesmo ter aprendido lições o suficiente da vida, para saber conduzir isso da melhor forma possivel. Afinal, a vida saudável só é temida por tantos e tantas, porque nunca foi habito, não é algo que muitos pais ensinem em casa, afinal é mais facil comprar comidas industrializadas para seus bebês, e compram tudo aquilo que a industria alimenticia prega como saudável... e que na verdade só começam a viciar as crianças ainda cedo, em alimentos nocivos a sáude.
Falto morrer quando vejo uma criança novinha, algumas com 2 anos, bebendo refrigerante na mamadeira. Da vontade de dar umas sacudidas na mãe, por que sinceramente, isso não se faz.

Enfim, acho que falei muuuuuito, espero que curtam o tema. haha

Beijos
Bervys

Nenhum comentário:

Postar um comentário